"Mãe, aceito ficha da cantina."



Tenho um filho que adora ganhar dinheiro. Desde muito pequeno, já conseguia seus trocados vendendo aos vizinhos e parentes, pequenos objetos que ele fazia, como estátuas de massinha, biscoitos, colares de macarrão etc.

Na primeira vez que ele participou de um Halloween (não moro nos EUA, mas aqui tem Rélouim. Nóis é chique no úrtimo!), voltou para casa com um saco de supermercado cheio de doces. Expliquei a ele que não poderia consumir tudo aquilo e ele me tranqüilizou dizendo que iria vendê-los. Uma semana depois, chego em casa e tem uma placa no portão "Vende-se doces". Entro e encontro um garotinho feliz, com 5 reais no bolso.

Ele já montou banquinhas de venda de arte na calçada - com quadrinhos e desenhos que ele e o irmão pintavam - de brinquedos usados, limonada e geladinho (sacolé).

Já montou 2 empresas, a Falupe, Fábrica de Lanternas e Coisas que Brilham, que chegou a ter logotipo e uma planta do prédio, encomendada a uma amiga arquiteta, que viajou na idéia e fez o projeto. Criou também a "Corpo Brilhante", uma fábrica de cosméticos, com os shampoos e sabonetes que ele mesmo produzia em casa.

Certa vez, comprei um apontador de lápis de mesa, desses que tem uma manivela e fazem uma ponta linda, profissional. Encantado, ele me pediu para levar à escola para mostrar aos amigos. Quando vou buscá-lo, ele me conta radiante que havia ganho 70 centavos apontando os lápis dos colegas. Cobrou 5 centavos a ponta pequena e 10 a grande. "E podia me pagar com moeda ou ficha da cantina, mãe!"

A última dele foi chegar da escola com um contrato manuscrito e assinado por um colega de classe que joga tênis, nomeando-o "empresário", com direito à 30% do prêmio de um campeonato que o garoto vai participar.

Esse é o meu filho Abílio Ermírio, o mesmo que, hoje cedo, ao ir para a escola, me lembrou que lhe devo 60 reais.

Comentários

Anônimo disse…
Não dá para acreditar! No mínimo a gente pensa que ele vai ter futuro! Que talento para ganhar dinheiro!
Anônimo disse…
Bom... conselho de amiga... Bota o gajo para administrar o orçamento da família que o "puxadinho" lá do fundo sai rapidim rapidim!!!
Demorô!!!!
Vovó Madô
Anônimo disse…
O garoto é um talento nato!Incrível é você estar devendo 60 "pilas" para ele... Responde assim, já que ele aceita ficha da cantina veja se abre um crediário para a mãe?
beijos da tia orgulhosa, Dri.
Anônimo disse…
O garoto é um talento nato!Incrível é você estar devendo 60 "pilas" para ele... Responde assim, já que ele aceita ficha da cantina veja se abre um crediário para a mãe?
beijos da tia orgulhosa, Dri.
Priscila disse…
Isso me lembra quando eu era criança...

Adorei o blog... cotidiano com pitadas de humor contados em palavras maravilhosamente dispostas.
Tais disse…
Priscila, obrigada pelo incentivo. Um beijo!
Ana Cláudia disse…
Taís, meu mrido tá aqui morrendo de rir, perguntou se ele já tem emprego, que arruma fácil, fácil prá ele! rs

Parabéns!!!!

E quita logo essa dívida...rs...senão ele ainda te vende um cofrinho!